Dom João: guloso e covarde?

Dom João é taxado por muitos de guloso e covarde. Covarde por que, entre outras atitudes, deixou Portugal à mercê das tropas francesas e guloso porque, bem, era ai bom de garfo. Essas aparentes características não eram bem vistas para um rei, símbolo de coragem, audácia e competência. Para piorar sua situação, ainda não queria retornar a sua terra natal, o que gerou tantos conflitos abordados aqui. Mas afinal, ele realmente foi um rei tão incompetente assim?
Bem, peço desculpas aos nossos amigos portugueses, porque para eles, isso tudo foi um desastre. Mas para nós brasileiros, Dom João teve seus méritos e não podemos negar. Toda uma estrutura foi feita pelas suas mãos, para tornar o Brasil um reinado, digno de ter a sede da Coroa em seu território. Lembrem-se que antes dele não tínhamos banco, casa da moeda, escola de ciências, correios, imprensa entre outras iniciações. O Rei tomou tanto gosto pela nossa terra que nem queria retornar para Portugal!
Então, antes de julgá-lo pela sua aparência ridicularizada por alguns, devemos ser gratos, pois seu governo tornou possível posteriormente a Independência de nosso país.

3 comentários:

D. Oliveira disse...

Muito interessante olhar a história também por uma perspectiva pessoal, de quem era realmente D. João. Excelente post.

Lucas Henrique disse...

Realmente ficou bacana...

Unknown disse...

É sempre bom olhar a história de uma forma crítica, pois a maioria dos textos trazem uma análise direta do ocorrido, sem se preocupar com os poréns. Tudo depende de uma análise coerente dos fatos, do mesmo modo que para os portugueses e mesmo para o Brasil D. João realizou atos que prejudicaram a nação, houveram muitos outros que fizeram impulsionar principalmente a economia no Brasil :)

Postar um comentário

Integrantes:
Danielle Teixeira
Erika Damasceno
Gabriel Lacerda
Guilherme Bruno
Lucas Henrique
Priscila Martins
Waleska Ferreira

Orientação:
Prof. Marcelo

Tema:
Revoltas contra D.João
Waleska Ferreira. Tecnologia do Blogger.