O povo unido jamais será vencido - Parte 3


A Revolta do Porto

Napoleão foi derrotado em 1814. O povo português queria seu rei de volta. Como pode abandonar seu próprio país? E você acha que ele queria voltar? NÃO!

"Que os meus Reinos de Portugal, Algarves, e Brasil formem dora em diante um só e único Reino debaixo do título de REINO UNIDO DE PORTUGAL, E DO BRASIL, E ALGARVES". Esta era a ideia do rei, e era até uma ideia muito inteligente, pensem bem: Se Portugal, Brasil e Algarves se juntam e viram um único país, não ia ter pra ninguém. Virariam um país poderosíssimo com tudo que qualquer outro poderia querer, desde terras produtivas até um país forte Europeu que se enriqueceria às custas do comercio colonial.

Mas o povo português não queria isso, e a voz do povo é a voz de Deus. O que o povo português queria mesmo era que o Brasil continuasse sendo uma colônia e que eles usufruíssem de nossos bens da forma que quisesse.

Resultado: O rei volta para Portugal assim como o povo português queria e deixa seu filho Dom Pedro I como príncipe regente do país.

Mas os portugueses queriam mais, e pediam pela recolonizarão do país. Diante desta pressão o príncipe regente proclama a Independência do país em 1822;

[para saber mais sobre o assunto leia a seria de posts Revolução Liberal do Porto]

Aí vem a parte mais importante desta historia toda: O que eu e você temos haver com isso?

Continua...

1 comentários:

Lucas Henrique disse...

Nóóó essa imagem fico doida...

Postar um comentário

Integrantes:
Danielle Teixeira
Erika Damasceno
Gabriel Lacerda
Guilherme Bruno
Lucas Henrique
Priscila Martins
Waleska Ferreira

Orientação:
Prof. Marcelo

Tema:
Revoltas contra D.João
Waleska Ferreira. Tecnologia do Blogger.