Mais um pouco sobre D. João VI

         Nasceu em 13 de maio de 1767, no Palácio Real da Ajuda, nas cercanias de Lisboa, e morreu em 10 de março de 1826, no Paço da Bemposta, na mesma cidade,com quase 59 anos de idade.
        Como príncipe ou rei, nos 34 anos de seu governo (1792-1826), D. João foi personagem da história luso-brasileira em diversos momentos significativos. Ele participou de vários acontecimentos, freqüentemente analisados pela historiografia.
        Com a morte de seu irmão, D. José, o primogênito, D. João tornou-se o herdeiro da coroa e ganhando o titulo de Príncipe do Brasil. Em 1792, assume a regência em nome da Rainha Maria I, sua mãe, em função da doença mental que a afligira. Um ano após o Nascimento de Pedro de Alcântara (Pedro I do Brasil e Pedro IV de Portugal), assume a regência em seu nome tornando-se o Príncipe-Regente, pois em nome de sua mãe ele ainda não o era.
      Por medo da invasão do exercito francês por “descumprimento” das ordens de Napoleão, o bloqueio continental, D. João e a corte Portuguesa fogem de Portugal levando todo dinheiro do país.
Com a chegada da corte no Brasil em 1808 D. João declarou a abertura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigas. Muitos historiadores consideram que esse fato possa ser marcado como o inicio do processo de independência do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Integrantes:
Danielle Teixeira
Erika Damasceno
Gabriel Lacerda
Guilherme Bruno
Lucas Henrique
Priscila Martins
Waleska Ferreira

Orientação:
Prof. Marcelo

Tema:
Revoltas contra D.João
Waleska Ferreira. Tecnologia do Blogger.