Precedentes das Revoltas

o processo de independência foi influenciado por fatores ligados às relações políticas dos países europeus e o desenvolvimento do capitalismo industrial.

No começo do século XIX, a França passava por um processo revolucionário combatido pelas demais monarquias da Europa. A Inglaterra era a principal adversária da França Revolucionária.

Napoleão proibiu que qualquer nação do continente europeu comercializasse com os britânicos. Com isso, enfraqueceria seus rivais e poderia conquistar novos mercados. 

Várias nações da Europa dependiam da indústria inglesa e em pouco tempo, alguns países descumpriram a exigência de Napoleão e este, por sua vez, invadiu vários países da Europa. O príncipe regente Dom João VI transferiu a família real para o Brasil com auxílio das tropas britânicas.

Isso promoveu transformações no cenário político e econômico brasileiro. Retribuindo a ajuda dos ingleses, D. João VI estabeleceu a liberdade de comércio dos portos brasileiros com as embarcações de qualquer parte do mundo. Pagando um taxa alfandegária preferencial, as mercadorias inglesas inundaram a economia nacional e impediram o desenvolvimento da indústria local.

E foi ai que estouraram as revoltas...


0 comentários:

Postar um comentário

Integrantes:
Danielle Teixeira
Erika Damasceno
Gabriel Lacerda
Guilherme Bruno
Lucas Henrique
Priscila Martins
Waleska Ferreira

Orientação:
Prof. Marcelo

Tema:
Revoltas contra D.João
Waleska Ferreira. Tecnologia do Blogger.