Galeria de Imagens - Revolta de Pernambuco

A notícia abaixo mostra como a população pernambucana tem comemorado a Revolução Pernambucana nos dias atuais. De fato, a coragem de Domingo José Martins, Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca sempre deve ser lembrada. Sentimentos patriotas como os destes, que lutaram por um Brasil mais livre e com melhores condições de vida não pode ser apenas uma página ultrapassada no livros de História.


O 6 de Março, data magna instituída oficialmente em 2008, será festejada com desfile cívico e programação cultural no Marco Zero. Destaque para show de Alceu Valença
Imprensa Fundarpe
Em 6 de março de 1817, acontecia em Pernambuco, um dos mais importantes episódios da história do Brasil. Contra o domínio dos portugueses, religiosos, militares e intelectuais, com apoio da população, reuniram-se em torno do ideal comum: o da emancipação política e do estabelecimento de um governo republicano no País. Durante dois meses, o Estado viveu um período de liberdade de imprensa, tolerância religiosa, com uma constituição e uma bandeira próprias. Apesar de o movimento ter sido duramente abafado pela coroa lusitana, o espírito libertário dos revoltosos permaneceu no sangue do nosso povo até os dias atuais.

Nesta sexta-feira (6), dia da Revolução Pernambucana, Governo do Estado comemora, pelo segundo ano consecutivo, a Data Magna de Pernambuco, instituída oficialmente no ano passado. A programação começa pela manhã e se estende até a noite, quando será realizado um show gratuito do cantor Alceu Valença, no Marco Zero, no Bairro do Recife, além de outras atrações.

Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, às 8h, haverá o hasteamento da bandeira de Pernambuco, seguido de uma homenagem com flores aos mártires da revolução. O local também será palco de uma apresentação do Coro da Assembleia Legislativa e da Banda Polícia Militar, além de uma sessão solene com representantes da Maçonaria, instituição que teve papel fundamental durante a insurreição. Ainda pela manhã, acontece um desfile cívico, saindo da frente da Secretaria da Fazenda, na Rua do Imperador, em direção à Assembleia Legislativa.

À tarde, a partir das 16h, a Assembléia Legislativa faz reunião solene, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), para a entrega da Medalha do Mérito democrático e Popular Frei Caneca à Igreja Católica e à Maçonaria pela contribuição do movimento republicano de 1817.

Quem for ao Marco Zero, a partir das 19h, poderá conferir o espetáculo teatral Revolução de 1817, escrito e dirigido pó José Pimentel, que relata os principais fatos da revolta.

SHOWS – Após a peça, sobem ao palco bailarinos do Grupo Grial de Dança que acompanham a apresentação do Maracatu Leão Coroado e convidados. Entre os cantores que figuram o show, estão Edilza, Walmir Chagas, Isaar, Mônica Feijó, Fábio Trummer, Claudionor Germano e Maria Helena.

A noite será encerrada com os shows se Maciel Salu e Alceu Valença. Alceu deverá priorizar o caráter pop de sua obra, executando seus grandes sucessos - "Tropicana", "La belle du jour", "Pelas ruas que andei", "Como dois animais", "Estação da luz", "Táxi lunar", entre outras. "Há tempos não faço este show no Recife, onde tenho apresentado mais músicas de carnaval. Mas se o povo pedir, ao final de tudo, faremos um bloco de frevos", avisou o cantor.

Três músicas do novo disco, "Ciranda Mourisca" (Biscoito Fino) - que prioriza as sonoridades acústicas, com leve toque oriental - também estão garantidas no espetáculo: "Pétalas", "Dia Branco (Deusa da noite)" e "Ciranda da Rosa vermelha", esta última também apresentada no show do carnaval estabelece a ligação direta entre a folia e a densidade ibérica.

HISTÓRIA – Chamada de Revolução Pernambucana, a insurreição eclodiu em 6 de março de 1817, sob a liderança de Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalaram um governo provisório que tinha como propostas básicas proclamar a República, abolir alguns impostos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. Após dois meses de luta, as tropas portuguesas sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte. A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817.
Retirado daqui

0 comentários:

Postar um comentário

Integrantes:
Danielle Teixeira
Erika Damasceno
Gabriel Lacerda
Guilherme Bruno
Lucas Henrique
Priscila Martins
Waleska Ferreira

Orientação:
Prof. Marcelo

Tema:
Revoltas contra D.João
Waleska Ferreira. Tecnologia do Blogger.